MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO
MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR
Portaria nº 136 /PGJM, de 01 de junho de 2023.
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Aprova o Planejamento Estratégico do Ministério Público Militar para o ciclo 2023 a 2026. |
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA MILITAR, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no artigo 124, incisos XX e XXII, da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993:
CONSIDERANDO o direcionamento do Ministério Público Militar no sentido de ser uma Instituição Pública de excelência, por meio do planejamento de suas ações;
CONSIDERANDO as orientações provenientes do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público, para o decênio 2020-2029 (PEN-MP 2020-2029), o qual orienta os planejamentos estratégicos de todo o Ministério Público brasileiro;
CONSIDERANDO as recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público relativas ao conteúdo que deve constar nos Planejamentos Estratégicos institucionais;
CONSIDERANDO a Agenda 2030 da ONU, que é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para orientar o mundo rumo a um caminho mais sustentável e resiliente até 2030, indicando 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Planejamento Estratégico do Ministério Público Militar (PE-MPM) para o ciclo 2023 a 2026, conforme Anexo I.
Art. 2º O monitoramento da execução do PE-MPM será feito por meio da Coordenadoria de Governança Institucional da Direção-Geral (CGI-DG).
Art. 3º Esta Portaria revoga as disposições em contrário e entrará em vigor na data de sua publicação.
ANEXO I
| INICIATIVAS FINALÍSTICAS | ||||||
| OBJETIVO ESTRATÉGICO | NOME DO INDICADOR | DESCRIÇÃO DO INDICADOR | RESPONSÁVEL PELO INDICADOR | INICIATIVAS ESTRATÉGICAS | RESP. NAS INICIAT. | DEFINIÇÃO DA INICIATIVA |
| 1. Buscar maior efetividade na repressão criminal | Êxito em processos judiciais | Mensura o nível de aderência das decisões judiciais à manifestação definitiva do MPM, por instância. O indicador, aplicado à primeira e à segunda instâncias, compara a quantidade de decisões consideradas aderentes e parcialmente aderentes ao posicionamento final do MPM com a quantidade total de sentenças proferidas, tendo como ponto de coleta a decisão proferida. | DDJ | Estudo para unificação de sistemas processuais | DDJ | Estudar solução visando a racionalização dos sistemas afetos à atividade finalística. |
| 2. Reduzir a prescrição de crimes militares | Redução da prescrição de crimes militares | Mensura o êxito das ações do MPM nos processos penais, em articulação com o Poder Judiciário, voltadas para a redução dos casos de prescrição da pretensão punitiva em crimes militares. | DDJ | Sistema de Controle de Prazo Prescricional | DDJ | Definir e implantar sistema para controle de prazos prescricionais |
| 3. Fortalecer a atuação resolutiva do MPM | Resolutividade | Mensura o êxito do MPM em fomentar a resolutividade nas atuações | DDJ | Elaboração de Plano de Atuação e Gestão das Promotorias, Procuradorias, Ofícios, Centros de Apoio e Órgãos Congêneres das Unidades e Ramos ministeriais como parâmetro para indicador de resolutividade. | CORGE | É recomendado que as Unidades e Ramos do Ministério Público brasileiro elaborem plano de atuação e gestão de seus órgãos de Administração e Execução. RECOMENDAÇÃO N.º 01, DE 15 DE MARÇO DE 2023, da Corregedoria Nacional do Ministério Público. |
| Fortalecimento do serviço da Ouvidoria | OUVID. | Aperfeiçoar os serviços da Ouvidoria, por meio do mapeamento de lacunas, identificação de pontos críticos de melhoria e de transformação, incluindo a integração com sistema processual, bem como maior divulgação de suas atribuições. Fomentar a participação do MPM no sistema ouvidoria. | ||||
| Valorização da CCR na vertente de coordenação | CCR | Estruturar a CCR para maior atuação na vertente de coordenação. | ||||
| 4. Aumentar a eficácia na prevenção de crimes militares | Implementação de ações preventivas | Mensura a concretização de ações de caráter preventivo, com base no mapeamento dos delitos militares de maior incidência e relevância | DDJ | MPM Resoluto | GABINETE/CGI | Elaborar programa propositivo de ações preventivas e resolutivas decorrentes de mapeamento dos delitos militares de maior incidência e relevância, visando à redução da ocorrência de crimes Militares. |
| Mapeamento de risco de irregularidade na gestão pública. Criação e monitoramento de painéis de indicadores de dados e informações estratégicas sobre ilegalidades/tipos de crime/localidade/tipo de Força (Marinha, Exército, Aeronáutica). Criação de núcleo de análise de dados. | ||||||
| 5. Aprimorar as atividades investigativas e de inteligência, com ênfase no combate à criminalidade complexa e à corrupção | Demanda atendida nos pedidos de apoio à investigação | Mensura a capacidade de atendimento às demandas de apoio à investigação, do ponto de vista da eficiência ou produtividade. | SPAI | Atuação em rede de inteligência integrada entre MPs e entre MPs e outras Organizações Públicas | GABINETE | Ampliar a atuação do MPM em redes de inteligência. Exigência do PEN-MP. |
| Criação ou fortalecimento das estruturas de TI no combate ao crime organizado. Exigência do PEN-MP. | GABINETE | Fortalecer as estruturas de TI do MPM no combate ao crime organizado. Exigência do PEN-MP. | ||||
| Programa de fortalecimento da Polícia Judiciária Militar | GABINETE | Aumentar a qualidade dos inquéritos policiais militares, por meio do fortalecimento da Polícia Judiciária Militar. | ||||
| Satisfação do demandante | Mensura o grau de satisfação dos serviços demandados. | Elaboração e implementação de programa de capacitação de membros e servidores para investigação e persecução de organizações criminosas e crimes correlatos. Capacitação de grupos específicos de combate à corrupção e defesa do patrimônio público. Exigência do PEN-MP. | SPAI | Fomentar a capacitação de membros e servidores em investigação de crimes e combate à corrupção |
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| Aperfeiçoamento da apuração de eventuais evoluções patrimoniais e redes de relacionamento contratual nas investigações de crimes relacionados à corrupção. Exigência do PEN-MP. | SPAI | Aperfeiçõar a investigação de crimes | ||||
| Criação ou fortalecimento de estrutura de execução especializada no combate ao crime organizado. Exigência do PEN-MP. | SPAI | Aperfeiçoar o combate ao crime | ||||
| Fomento à integração de sistemas de informação e ferramentas tecnológicas utilizados na investigação de crimes e improbidade administrativa | SPAI | Aperfeiçoar o combate ao crime com suporte do uso de tecnologia da informação | ||||
| 6. Fortalecer a atuação coordenada, transversal e harmônica na promoção e na defesa dos direitos humanos | Promoção e defesa dos direitos humanos | Criação de agendas trimestrais com a listagem das atividades que serão desenvolvidas no MPM para fortalecer a atuação na promoção e defesa dos direitos humanos,incluindo, obrigatoriamente, atividades envolvendo defesa do direito das vítimas de crimes militares | SDHRI/Secretaria de Direito das Vítimas/Núcleo de Apoio às Vítimas | Elaboração de Política Institucional de proteção integral e de promoção de direitos e de apoio às vítimas de crime militar. | Secretaria de Promoção dos Direitos das Vítimas | Originada do Enunciado 10, aprovado no 9ª Encontro do Colégio de Procuradores de Justiça Militar: O Ministério Público Militar deverá estabelecer a política institucional de proteção integral e de promoção de direitos e de apoio às vítimas de crime militar, visando elaborar um protocolo de atuação |
| Projeto mostra a cara MPM – Política Institucional de Igualdade de Gênero e Igualdade Étnico-racial | SDHRI/Ouvidoria das Mulheres | Estabelecer a Política Institucional de Igualdade de Gênero e Igualdade Étnico-racial | ||||
| 7. Ampliar a atuação do MPM no plano internacional | Ampliação da atuação do MPM no plano internacional | Criação de agendas trimestrais com a listagem das atividades que serão desenvolvidas no MPM para fortalecer a atuação no plano internacional | Gabinete do PGJM e SDHRI | |||
| INICIATIVAS DE SUPORTE E GESTÃO | ||||||
| OBJETIVO ESTRATÉGICO | NOME DO INDICADOR | DESCRIÇÃO DO INDICADOR | RESPONSÁVEL PELO INDICADOR | INICIATIVAS ESTRATÉGICAS | RESP. NAS INICIAT. | DEFINIÇÃO DA INICIATIVA |
| 8. Fortalecer os processos de comunicação e a imagem Institucional | Aprimoramento da comunicação externa | Reformulação da página eletrônica do MPM (www.mpm.mp.br), com fortalecimento e transformação dos canais de interação internos e externos | ASCOM | Reformulação da página eletrônica do MPM (www.mpm.mp.br), com fortalecimento e transformação dos canais de interação internos e externos | ASCOM | Melhorar a página do MPM para melhor comunicação institucional |
| Percepção social sobre a atuação do MPM | Mensura o quantitativo total de pessoas que seguem o MPM nas redes sociais utilizadas. | Campanhas "o que o MPM faz" e "o que o MPM pode fazer por você" | ASCOM | Aumentar a divulgação da imagem institucional | ||
| Aprimoramento da comunicação interna | Mensura o quantitativo de material para publicação encaminhado pelas Procuradorias de Justiça Militar | Programa de sensibilização e capacitação sobre comunicação para Procuradorias de Justiça Militar | ASCOM | Aumentar a participação das PJMs na comunicação institucional | ||
| OBJETIVO ESTRATÉGICO | NOME DO INDICADOR | DESCRIÇÃO DO INDICADOR | RESPONSÁVEL PELO INDICADOR | INICIATIVAS ESTRATÉGICAS | RESP. NAS INICIAT. | DEFINIÇÃO DA INICIATIVA |
| 9. Aprimorar os mecanismos de valorização de pessoas e bem estar no trabalho | Clima organizacional | Indica o nível geral de satisfação do corpo funcional com as condições gerais de trabalho na instituição, a partir de pesquisa de clima organizacional realizada a cada 2 anos. Para fins de cálculo, consideram-se os pontos percentuais de cada pesquisa respondida. | DGP | Projeto (plano) de qualidade de vida e valorização de pessoas | DGP | Projeto que estabelece ações que buscam a melhoria da qualidade de vida no trabalho |
| Consecução do projeto (plano) de qualidade de vida e valorização de pessoas | Mensura o percentual implementação do projeto de qualidade de vida e valorização de pessoas, a partir do cômputo do nível de consecução de cada ação prevista no projeto. O cálculo reside na verificação do grau de consecução (0 a 100%) das ações. | |||||
| 10. Ampliar a eficácia das ações de lotação, movimentação e desenvolvimento | Consecução do projeto TRÍADE - Mapeamento de competências específicas, trilhas de desenvolvimento e DFT. | Mensura o percentual médio de consecução do projeto TRÍADE - Mapeamento de competências específicas, trilhas de desenvolvimento e DFT, a partir do cômputo da execução das ações previstas no projeto. O cálculo reside na verificação do grau de consecução (0 a 100%) das ações previstas. | Projeto Tríade | DGP | Mapeamento de competências específicas, trilhas de desenvolvimento e DFT | |
| OBJETIVO ESTRATÉGICO | NOME DO INDICADOR | DESCRIÇÃO DO INDICADOR | RESPONSÁVEL PELO INDICADOR | INICIATIVAS ESTRATÉGICAS | RESP. NAS INICIAT. | DEFINIÇÃO DA INICIATIVA |
| 11. Aprimorar integração entre planejamento institucional e gestão orçamentária | Orçamentação de projetos estratégicos | Mensura o percentual de execução orçamentária dos projetos prioritários do Plano Estratégico, em cada exercício | DOF | |||
| Monitoramento da execução da LOA | Mensura o percentual de execução do previsto na LOA | |||||
| OBJETIVO ESTRATÉGICO | NOME DO INDICADOR | DESCRIÇÃO DO INDICADOR | RESPONSÁVEL PELO INDICADOR | INICIATIVAS ESTRATÉGICAS | RESP. NAS INICIAT. | DEFINIÇÃO DA INICIATIVA |
| 12. Aprimorar a gestão de dados e informações, bem como a segurança da informação | Percentual de execução das atividades elencadas no Acórdão: 1768/2022-TCU-Plenário | Mensura Apura o percentual de atividades exigidas pelo TCU no Acórdão: 1768/2022-TCU-Plenário que já foram implementadas no MPM | DTI | Estruturação do Plano de atendimento da LGPD | Assessoria de Proteção de Dados Pessoais (ASSPRO) | Implementar as determinações da LGPD no MPM |
| OBJETIVO ESTRATÉGICO | NOME DO INDICADOR | DESCRIÇÃO DO INDICADOR | RESPONSÁVEL PELO INDICADOR | INICIATIVAS ESTRATÉGICAS | RESP. NAS INICIAT. | DEFINIÇÃO DA INICIATIVA |
| 13. Aperfeiçoar a Governança Institucional | Governança Institucional | Mensura o percentual de implementação das práticas de governança exigidas pelo TCU | CGI | |||
| OBJETIVO ESTRATÉGICO | NOME DO INDICADOR | DESCRIÇÃO DO INDICADOR | RESPONSÁVEL PELO INDICADOR | INICIATIVAS ESTRATÉGICAS | RESP. NAS INICIAT. | DEFINIÇÃO DA INICIATIVA |
| 14. Aprimorar a gestão da sustentabilidade em toda sua forma de atuação | Práticas sustentáveis | Mensura o percentual de implementação das ações previstas na Iniciativa estratégica de aprimoramento da gestão da sustentabilidade | CGA | Revisão e Gestão do Plano de Gestão de Logística Sustentável | CGA | Revisar o Plano de Logística Sustentável do MPM, bem como aprimorar sua gestão e monitoramento. |
| | Documento assinado eletronicamente por ANTÔNIO PEREIRA DUARTE, Procurador-Geral de Justiça Militar, em 02/06/2023, às 17:40, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
| | A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.mpm.mp.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 1314738 e o código CRC 19701E68. |
| 19.03.0000.0002724/2023-96 | SGE1314738v20 |